sexta-feira, 11 de março de 2011

OS JOGOS POPULARES

Os jogos populares sempre estiveram presentes na vida cotidiana das crianças, não se sabe o criador desses jogos, eles já vêm sendo praticados e transmitidos desde épocas mais remotas. Para Kishimoto (1992, p 25), "não se conhece a origem dos jogos. Seus criadores são anônimos. Sabe-se, apenas, que são provenientes de práticas abandonadas por adultos, de fragmentos de romances, poesias, mitos e rituais religiosos". E podendo ser encontradas em todos os lugares e em diferentes sociedades. E é fato que povos antigos como os da Grécia e do Oriente brincaram de amarelinha, empinavam papagaios, jogar pedrinhas e até hoje as crianças o fazem quase da mesma forma. Tais jogos foram transmitidos de geração em geração através dos conhecimentos empíricos e permanecem na memória infantil.
De acordo com Vieira e Cavalcante (2002, p. 45), Jogos populares são aqueles conhecidos também como jogos de rua em que seus elementos podem ser alterados, decididos pelos próprios jogadores, com flexibilidade nas regras, e sem exigir recursos mais sofisticados pois sua origem estar na cultura popular. Uma das características dos jogos populares, é que as mudanças dentro do jogo, ficam a critério dos participantes, e para que possam ser desenvolvidas não se faz necessário a utilização de materiais industrializados, sua pratica é realizada em convívio harmonioso, de forma livre espontânea e prazerosa, sendo uma manifestação desenvolvida desde os tempos mais antigos, que visa a ludicidade.
Para entendermos melhor o termo jogos populares, é preciso um estudo mais abrangente sobre a nossa cultura. Mas, atualmente os jogos populares podem ser encontrados em varias regiões do Brasil, e em outras partes do mundo, embora sejam as mesmas brincadeiras e os mesmos jogos, elas recebem nomes diferentes, devido a sua diversidade onde são praticadas. Segundo melo (1989,p. 73), Os jogos populares nas áreas urbanas, foram marcadas pelo processo de industrialização desencadeado no Brasil, a partir de 1930. Migrou para os grandes centros, elevado porcentual de pessoas oriundas das zonas rurais e centros menores, em busca de melhores oportunidades de trabalho e conseqüentemente de vida.
As brincadeiras e brinquedos populares são considerados como parte da cultura, sendo transmitidos de geração para geração. Muitos desses brinquedos e brincadeiras preservam sua estrutura inicial, outras se modificam, recebendo novos conteúdos. No entanto, observa-se cada vez mais que o contato das crianças com brinquedos e brincadeiras tradicionais vem perdendo espaço para equipamentos de alta tecnologia, entre esses se destaca: vídeo-game, computadores, televisores e brinquedos de controle remoto. Os crescimentos rápidos das cidades, juntamente acompanhados pela violência urbana, entre outros fatores, contribuíram de certa forma, para o abandono dos jogos populares nas ruas, expulsando as crianças das áreas, que para elas eram locais ideais para a pratica dos jogos populares, limitando-as em um espaço físico não favorável ao seu desenvolvimento, não possibilitando a elas uma maior expressão de movimentos livres, sem a preocupação das crianças com o transito e a violência nas ruas.

Também reconhecido como jogos regionais ou tradicionais:
  • Praticado com maior frequência pelas crianças das classes populares e classe média no convívio entre seus pares .
  • Constituem-se em importantes formas de manifestação lúdica que e ocorrem nas ruas, quintais, pátios escolares e terrenos baldios.
Apassagem do conhecimento sobre estes jogos acontece de geração para geração criando uma espécie de cristalização, pois na essência são sobrevivências de formas de jogos de épocas passadas abandonadas pelos adultos e recuperadas pelas crianças.

Os jogos populares são formas de estabelecer um elo entre culturas diversas e viver no corpo a memória de várias gerações. Reis, imperadores, plebeus, índios, chefes de Estado, todos um dia tiveram aproximação com os  jogos populares.Jogos e brincadeiras como o pião, a amarelinha, bolinha de gude entre tantas outras, fizeram parte da história de vida de todos nós o que faz deste jogos um importante patrimônio cultural da humanidade.

Quem ensinou quem a jogar é algo difícil de dizer, mas de uma forma ou de outra a tradição pelo jogo ainda permanece.
Ex.O pião existe há pelo menos desde o século cinco antes de Cristo, quando foi registrado pelo poeta grego Calímaco como um brinquedo infantil muito popular da época.
Os jogos populares possuem denominações variadas em função da área geográfica onde são praticados.Não existe a terminologia correta e a errada
Muitas expressões de jogos populares como por exemplo: esconde - esconde, amarelinha, pega- pegou são encontrados em diferentes regiões do mundo. (Europa, EUA e outros).

Uma das características marcantes nos jogos populares é o uso de material de fácil acesso. (ex. madeira, sobras industriais, produtos caseiros, produtos de baixo custo etc. Exemplo é a cabra cega.
CABRA-CEGA 
É um jogo que aparece em quase todos os países, tem seu registro próximo ao terceiro século antes de cristo entre os romanos com o nome de Murinda. Já na Alemanha = Vaca-cega, Espanha = Galinha-cega, EUA = Blindman Buff.
Outra fonte de origem dos jogos populares são os contos regionais que servem para uma melhor compreensão das relações humanas em geral e da cultura do passado, reconhecendo-se o valor atribuído ao lúdico nestas relações.

JOGOS POPULARES NO BRASIL.

Não se observa registro da influência da cultura negra quanto a prática dos jogos populares infantis. Quanto a influência da cultura indígena, ficou no brasileiro o gosto pelos jogos e brinquedos imitando animais. Freyre (1963), o jogo do bicho, tão popular no Brasil, tem suas origens neste resíduo animista da cultura indígena.

No Brasil é difícil precisar a origem dos jogos populares . Reconhece-se a forte influência européia dos colonizadores portugueses e imigrantes que se
localizaram mais ao sul do pais. O conjunto de influências dessas culturas parece ser a causa das diferentes denominações em que um mesmo jogo recebe dependendo da localização geográfica em nosso território. Ex.Amarelinha = Academia; Pipa = Papagaio; Queimado = Matança(BALEADO, BOLA DE FOGO).

  
INFLUÊNCIAS SOBRE JOGOS POPULARES.

Oprocesso de industrialização crescente, através das sucatas e outros materiais multiplicou os recursos disponíveis que junto com a criatividade popular fizeram surgir novos brinquedos e brincadeiras. Ex. lata de óleo de cozinha = carroceria de carro; câmaras de ar = bóias; rolimans usadas = patinetes.

PROBLEMAS DO FENÔMENO DA URBANIZAÇÃO.

Redução dos espaços para a vivência do jogo :
*Troca de casas por apartamentos, restando apenas os playground dos edifícios (limitadores para a criatividade e agressivos pela falta da natureza). 
*Violência.

DIFICULDADES PARA A PRESERVAÇÃO DOS JOGOS POPULARES.

Pouca vivência da criança na rua.
Violência urbana
Aumento do número de brinquedos industrializados e de baixo custo.
Apelos de consumo pela mídia.
Presença marcante do jogo eletrônico na vida da criança.




5 comentários:

  1. Sou a favor de jogos populares.
    Os pais deveriam insentivar seus filhos a participar ao invés de ficarem jogando jogos eletronicos,que prejudicam a saude. Beijinhos Jacyara Barbosa

    ResponderExcluir
  2. os jogos populares,e importante por que vc discobre,ineveis dos aluno, e novos atleta..dany.adriana,eva..bjoss

    ResponderExcluir
  3. Os jogos populares são muito importantes, pois através deles as crianças podem aprender várias coisas de uma forma lúdica, infelizmente esses jogos populares vem perdendo seu espaço p/ os jogos eletrônicos, seria interessante q a escola resgatasse o interesse dos seus alunos pelos jogos populares, estes fazem parte da cultura e ñ podem jamais ser "deixados de lado".
    Cássio Borges C.E.Francisco.Portella 3003

    ResponderExcluir